top of page

Festival Agroserra promove oficinas em escolas de Secretário e Inconfidência Durante três semanas, e


O Hip-Hop invadiu as escolas municipais Major Theófilo de Carvalho, em Secretário, e Vereador Antônio Ignácio Coelho, em Inconfidência (Sebollas). O Festival AgroSerra, reafirmando seu objetivo de resgate e valorização da cultura local, promove oficinas sobre a cultura de rua, nas semanas que antecedem o evento. Os estudantes estão elaborando, de forma colaborativa, uma coreografia de dança de rua e um rap que têm relação com o lugar onde vivem. Os alunos apresentarão, no dia 31 de julho, os resultados das práticas na Praça de Secretário, durante o último dia da segunda edição do Festival Agroserra – da roça ao prato.

Cerca de 300 jovens participam das oficinas e estão conhecendo os conceitos de composição, coreografia, composição, captura e edição de áudio. Após as oficinas, 60 alunos, de oito a 15 anos, serão sorteados para que representem suas escolas no festival, apresentando o resultado final de seus projetos.

Para Marli Marchiori, diretora da Escola Municipal em Secretário, a iniciativa é importante para a disseminação de novas culturas, que não são tão acessíveis na região: “A maioria das crianças não conhecia o Hip-Hop. Introduzir esta prática na vida delas é de extrema importância para que elas possam entender que o mundo não se resume apenas ao que conhecemos”, destacou.

No distrito de Inconfidência, conhecido como Sebollas, em Paraíba do Sul, as oficinas de Hip-Hop foram recebidas de braços abertos. Segundo Niveane Mendes dos Santos, diretora da Escola Municipal local, é raro o aparecimento de projetos que mudem o cotidiano dos estudantes do local: “A aula inaugural foi ótima, os alunos ficaram encantados. A escola só está acostumada a receber projetos oferecidos pela Secretaria de Educação. Uma iniciativa, como a que o Festival Agroserra está realizando, é difícil de se ver por aqui”, afirmou.

As primeiras aulas aconteceram nas duas escolas no dia 15 de julho. Os próximos ensaios serão nos dias 22, 28 e 29 e as apresentações estão marcadas para o dia 31 deste mês, na Praça de Secretário, em Petrópolis.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page